Dois controles no xCloud: recurso pode chegar este ano

 

POR: Redação - Maria Luíza Rodrigues


Texto aprovado por: CDQ - Laysa Gabrielly


O chefe de dispositivos e jogos do Xbox, Jason Ronald, anunciou que muitos recursos estão por vir ainda este ano, como a Luana citou numa matéria recente. Então, vamos teorizar sobre o que pode ou não chegar ainda em 2025.


Jason Ronald, chefe de dispositivos e jogos do Xbox (Foto: X/Twitter) 




Se o xCloud já está bom do jeito que tá  

— claro, excluindo as filas e os problemas de qualidade — saiba que ele pode ficar ainda melhor com os recursos que citei a seguir:


E o co-op local?

Representação de um co-op local (Foto: Reprodução/Reddit)


O primeiro deles, é claro, é o famoso co-op local. A possibilidade de jogar um jogo localmente com dois controles no xCloud pode transformar a experiência, principalmente para aqueles viciados em futebol. Eu, particularmente, não entendo o vício nesse tipo de jogo. :D


O tão esperado controle de bitrate

O bitrate é uma medida fundamental para determinar a qualidade da imagem. (Foto: Reprodução/YouTube)


O segundo recurso mais esperado é a possibilidade de ajustar nativamente a resolução e o bitrate. Esse recurso já funciona, mas apenas pelo Better xCloud, e o bitrate não passa de míseros 15Mbps. E é claro, para chegar nativamente, precisaríamos de uma grande melhoria na infraestrutura global do serviço, então não espere ele tão cedo. Ou seja, podemos descartá-lo para 2025.


Co-op local... só que à distância

Representação de um co-op local (Foto: Playstation)


Outra coisa que já estava em desenvolvimento era o co-op local à distância. Sim, isso mesmo que você leu. Estavam desenvolvendo um recuso que permitiria você convidar um amigo para jogar um jogo que não está exatamente online, através do xCloud. Isso seria incrível, mas há tempos não temos atualizações no desenvolvimento, o que pode indicar um cancelamento ou adiamento devido à complexidade.


Um controle sem fio, mas que não usa bluetooth?

Xbox Sebile, controle específico para o xCloud (Foto: Reprodução/Insider Gaming)

Temos também o novo controle que supostamente se conectaria diretamente com a nuvem, sem a necessidade de utilizar o bluetooth, o que promete reduzir a latência de forma considerável. Esse controle está em desenvolvimento e deve ser apresentado ainda este ano.


Uma IA para jogos

Copilot For Gaming (Foto: Reprodução/Xbox Official Podcast


Outro recurso seria o Copilot para jogos. A Microsoft está integrando sua IA no app Xbox, e isso também pode chegar ao xCloud, visto que o Project Trellis, uma IA que estava em desenvolvimento para o serviço, foi descontinuada — talvez ela tenha sido substituída pelo Copilot for Games. 



Acreditar ou não? Eis a questão.

Seja como for, agora parece que sim: temos um ano promissor para o xCloud. Mas, devemos nos iludir com tantas promessas? Conhecemos bem o histórico do Xbox nos últimos anos, principalmente relacionado ao xCloud, onde tudo é prometido, mas nada é cumprido. Eu mesma tento não me iludir, mas sempre me vem aquele sentimento de entusiasmo — e eu me decepciono. Todo ano.

Comentários