A concorrência fez a Microsoft acordar











Após quatro anos de estagnação total, com a falta de recursos básicos que todo cloud gaming tem, parece que o xCloud finalmente vai sair do lugar. A Microsoft anunciou diversas melhorias para o serviço ainda em 2025, e informou que trará várias novidades no próximo evento, o GDC, onde promoverá o cloud gaming.


Esse investimento todo tem um motivo


O Boosteroid é hoje o maior concorrente do xCloud (Imagem: Monique Gonçalves/Designer Cloud+)


De onde saiu toda essa vontade de investir tão pesado no xCloud? Será que foi só porque o cloud gaming fará parte do futuro dos games? Sabemos que a Microsoft estava totalmente acomodada, sendo líder absolta dos jogos em nuvem, então pouco se importava com a evolução do xCloud. Agora, ela parece incrivelmente interessada em atualizar o serviço constantemente e trazer diversas novidades.


Mas há um motivo pra esse interesse todo — isso se chama concorrência. Como citamos em uma matéria no ano passado, a Microsoft só vai tomar jeito quando tiver um concorrente de respeito, e este finalmente chegou: ele se chama Boosteroid.


A expansão do concorrente


O Boosteroid está se expandindo globalmente em uma velocidade colossal (Imagem: Monique Gonçalves/Designer Cloud+)

Parando para analisar a situação, percebe-se que a Microsoft só começou a falar sobre o xCloud constantemente depois que o Boosteroid começou a se expandir de forma absurda pelo mundo. O serviço está se expandindo de uma forma colossal, abrindo novos data centers em novos países e expandindo a capacidade onde já está presente, tudo isso ao mesmo tempo, e sem parar. 


A proximidade com o público


O Boosteroid vem cumprindo tudo que prometeu (Imagem: Monique Gonçalves/Designer Cloud+)

Essa expansão assustadora chegou aos ouvidos da Microsoft, e ela parece ter se sentido incomodada. A partir daí começou a promover o xCloud como "Tudo é um Xbox", e começou a se aproximar ainda mais da comunidade de cloud gaming. E quem começou com essa proximidade primeiro? É claro, o Boosteroid.


Desde sempre, a equipe do Boosteroid sempre foi muito próxima dos usuários do serviço, interagindo em grupos, confirmando que está ciente dos problemas relatados por eles e anunciando novos recursos e melhorias. Agora, a Microsoft está fazendo a mesma coisa — ou pelo menos está tentando fazer, pois todo mundo sabe o quão pífia é a comunicação do Xbox com o seu público.


A comunicação do Xbox com o público


A comunicação do Xbox com os fãs é motivo de piada há um bom tempo (Imagem: Monique Gonçalves/Designer Cloud+)


Em relação à comunicação, o Xbox parece ser totalmente perdido nesse sentido. Prometem coisas que não cumprem, e sequer sabem informar sobre o que vem por aí.


Por exemplo, o chefe da Microsoft Gaming, Phill Spencer, prometeu por anos a possibilidade de transmitir seus jogos comprados no xCloud, e todo ano esse recurso era adiado. Quando ele finalmente estaria pronto para chegar, a chefe do Xbox, Sarah Bond, informou que em breve seria possível comprar jogos pelo app Xbox, mas do que diabos ela estava falando? Da compra de jogos no xCloud ou da possibilidade de comprar jogos diretamente pelo app do Xbox no celular? Esses eram dois recursos que estavam prontos para serem lançados, ora.


A dúvida que restou


Os anúncios feitos de forma mal explicada (Imagem: Monique Gonçalves/Designer Cloud+)

Por causa dessa comunicação excelente, diga-se de passagem, ficou no ar a dúvida se a compra de jogos no xCloud chegaria globalmente ou apenas aos EUA, onde a Google seria obrigada a abrir a Play Store para permitir lojas de terceiros no Android. Assim, todos estavam achando que a compra de jogos dependeria do app Xbox, correndo o risco do recurso ficar restrito aos EUA. Para resolver isso, a própria comunidade precisou desvendar o mistério, pois a nossa querida Sarah sequer se pronunciou sobre.


O Xbox precisa estudar melhor a forma como se comunica com o público. Talvez ser menos formal e se aproximar mais da comunidade seja uma boa pegada e o Boosteroid pode provar isso, na prática.


O anúncio quase inexistente


Os anúncios do xCloud são feitos sem um ânimo real (Imagem: Monique Gonçalves/Designer Cloud+) 

Quando o Xbox finalmente se comunica com a comunidade de jogos em nuvem, é de uma forma totalmente esquisita — os novos recursos do xCloud foram anunciados brevemente em alguns minutos de um podcast, e nem sequer foram informados quais seriam. Nem um postzinho nas redes sociais nós tivemos. Se não fossem os blogs online, sequer saberíamos que temos novidades a caminho, pois o anúncio foi literalmente um "tem muitas novidades vindo por aí" e só. Como sempre, a mesma coisa. O que vem por aí? Ninguém quer saber de "em breve", queremos ver na prática. Não adianta criar mistério pra tentar gerar hype por uma coisa que ninguém liga mais - nós passamos quatro anos sem recursos básicos.


O público sai ganhando


Com a concorrência, a Microsoft está praticamente proibida de fazer o que quer (Imagem: Monique Gonçalves/Designer Cloud+)

Ao invés de ficar em grupos da internet discutindo sobre qual serviço é melhor, podemos simplesmente agradecer ao fim do monopólio da Microsoft e ao início da concorrência. Quando uma empresa é a única opção para o público, ela pode prestar o serviço da forma que quiser, pois ninguém tem pra onde ir — agora, quando há concorrência, a empresa precisa tomar cuidado com suas atitudes, pois o usuário pode preferir migrar para o concorrente, que melhor presta serviço.


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