POR: Redação - Malu Rodrigues
Se você sempre achou o app do xCloud no Fire Stick meio arrastrado, saiba que isso tem um motivo. Acontece que o aplicativo é, na verdade, uma espécie de WebView.
WebView é um componente usado em aplicativos para exibir páginas da web dentro do próprio app, sem precisar abrir um navegador externo. E é exatamente isso que o app do xCloud faz.
Isso foi descoberto por Redphx (Better xCloud) logo quando o app foi lançado. Confira o que o desenvolvedor disse:
"Pelo que eu sei, o aplicativo Xbox na Fire TV não é nativo. É apenas um wrapper WebView para o site xbox.com/play. Portanto, em teoria, se o xCloud funcionar no aplicativo Xbox, ele também deverá funcionar com o aplicativo Better xCloud (better-xcloud.github.io/android)."
O fato do app não ser feito do zero e sim baseado em WebView pode trazer diversos problemas. O principal deles, é claro, é exatamente sobre o desempenho. Por se tratar de um navegador, o aplicativo é extremamente pesado, do tipo que, até mesmo a interface inicial roda mal. Quem já testou o app, sabe que ele sofre com diversos engasgos, mesmo rodando em um dispositivo potente como o Fire Stick 4K de segunda geração.
Outro ponto que traz muitas desvantagens em relação a ele não ser um app de fato, é justamente a dependência do site. Com isso, o aplicativo fica carente de funções nativas, como o controle de resoluções e bitrate. E, se essas funções forem adicionadas de alguma forma no site, nós voltamos à primeira questão: o desempenho. Mesmo que o Fire 4K 2nd Gen seja um dispositivo potente, ele não vai suportar uma resolução ou bitrate mais alto por muito tempo. Com a qualidade de imagem atual, o dispositivo já esquenta consideravelmente em pouco tempo de jogatina. Ele também tem um input lag mais alto do que boa parte dos outros dispositivos e sofre com engasgos para rodar jogos multiplayer, como o Fortnite.
Para ter a certeza disso, você pode tentar jogar no xCloud pelo navegador Silk do Fire Stick. Assim perceberá que a experiência é exatamente a mesma, com a diferença de que o app tem um bitrate um pouco mais alto.
Se tivéssemos um app feito do zero, como o Boosteroid ou GeForce NOW, que estão disponíveis na Android TV, teríamos um desempenho muito mais suave. Recursos como alterar a qualidade da imagem, mouse e teclado nativo e o próprio app em si teriam um desempenho muito superior.
Siga @cloudplusbr no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o cloud gaming no Brasil.
Toma no cu por isso que que no fire stick tem um delay do krlh me arrependi de ter comprado essa porra pra jogar xcloud
ResponderExcluir